11 de novembro de 2009

Feira de Ciências fruto do trabalho de educação ambiental da Caern é um sucesso

Feira de Ciências reuniu 15 escolas


"A água é o princípio de todas as coisas", a frase de Tales de Milleto, foi uma das várias ditas por grandes filósofos que se referiram a água, destacadas por alunos da Escola Municipal São Clemente, do Sítio Pendências, em Santo Antônio do Salto da Onça. O trabalho dos grandes pensadores foi um dos que integraram a V Feira de Ciências da, que reuniu 15 escolas municipais, estaduais e particulares. Com o tema "Água: Essencial a Vida", a feira lotou o Pavilhão da Gente, espaço para eventos da cidade, na última sexta-feira (6). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalhou em parceria com a prefeitura para chegar aos resultados vistos no evento.

Os alunos mostraram a importância da água, o tratamento, os riscos de se ingerir água contaminada, fizeram maquetes, cartazes e utilizaram diversos recursos pedagógicos para chamar atenção para a preservação dos recursos hídricos. Eles também visitaram áreas degradadas e registraram em fotos. As estudantes do 8º ano do Caic, Larissa Bezerra de Aquino e Letícia Miguel da Silva, mostraram uma experiência para evitar o desperdício de água, com o uso de mangueiras e garrafas pet.

Na abertura do evento, os alunos também fizeram diversas apresentações culturais como dança, teatro cênico e de fantoche. O destaque foi das alunas da Escola Municipal José Alexandre, do sítio Cajazeiras, Gilvana e Michelle. Elas recitaram um repente sobre a importância da água e seu uso no dia-a-dia das pessoas. O prefeito de Santo Antônio, Gilson Geraldo de Oliveira, agradeceu a presença de todos e enalteceu os diversos trabalhos realizados pelas escolas, como forma de conscientizar a população utilizando recursos pedagógicos. Ele agradeceu e enalteceu a Caern pelo trabalho realizado em conjunto com a prefeitura.

A assistente social da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente, Roberta Medeiros, conduziu o trabalho de educação ambiental na cidade, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Vigilância Sanitária. Foram capacitados mais de 100 professores. A Caern disponibilizou material pedagógico de apoio ao desenvolvimento dos ensinamentos em sala de aula, como álbum seriado, CDs, cartilhas e estão sendo veiculados programas radiofônicos de conscientização sobre o uso sustentável da água na rádio da cidade. Em três meses foram desenvolvidas várias atividades pelos alunos das escolas participantes do evento.
Fonte: CAERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário